Ensino

Ensine sabendo o que está fazendo

Didática de Resultados: o que falta no ensino

Minha filha pediu para ensiná-la a tocar violão e meu paradigma de ensino nunca mais foi o mesmo: ali nasceu uma metodologia de ensino que proporciona resultados na primeira aula e que estrutura o processo do professor ou instrutor de uma forma em que ele sempre saiba o que está fazendo.

Geração automática de produtos EAD

Elaborar um quiz com uma cruzadinha completa só fornecendo uma lista de palavras? Gerar um curso inteiro em PDF ou para a Web a partir de um documento simplificado? Isso e muito mais agora é possível, através de um treinamento totalmente prático e objetivo, com um aplicativo inovador, com usos tanto no ensino a distância quanto no presencial e ainda com conteúdos para aprimorar sua didática.

Ebook Mapas Mentais para Professores

Sugestões como “use mapas mentais para planejar seus cursos” não dão pistas sobre como fazer isso. Esta obra mostra em estrutura e detalhes como usar mapas mentais para trabalhar o conteúdo programático, estruturar as aulas e trabalhar mais produtivamente.

Palestra Mapas Mentais para Professores

O que são mapas mentais, seus principais usos para professores, por que adotá-los e uma experiência de elaboração colaborativa.

Curso presencial Mapas Mentais para Professores

O planejamento de ensino é muito feito com base em documentos discursivos ou semiestruturados. Para conteúdos maiores, começamos a esbarrar em limites de pensamento e ter menor produtividade. Este curso trabalha o uso de mapas mentais para expandir os limites e facilitar a vida do professor de forma prática e capacitativa, incluindo o planejamento de curso, o planejamento pessoal, como recurso visual e várias outras.

Sobre esta seção

Comecei como professor ministrando uma disciplina de primeira linguagem de programação inicialmente em uma faculdade, depois em duas. Eu não tinha consciência disso, mas era muito pouco preparado. Tinha mestrado, cujos objetivos eram formar professores e pesquisadores, mas não tive nenhuma disciplina relacionada aos objetivos, apenas conteúdo técnico. Busquei evoluir e fui me aprimorando ao longo dos anos, cheguei até a elaborar material didático próprio.

Também fiz cursos, por exemplo de Programação Neurolinguística. Mas tinha algo errado com a imensa maioria dos cursos que fiz: eu tinha muitas dificuldades para aplicar o que era ensinado. Meu aproveitamento, isto é, o que punha em prática do que aprendia, era muito baixo. E eu achava que o problema era comigo.

Ao planejar cursos de mapas mentais, incluindo presenciais e um on-line, fui melhorando meu processo e ao mesmo tempo descobrindo explicações sobre o que estava acontecendo. Por exemplo, constatei que havia um padrão de ensino informativo-explicativo e não capacitativo. Essa abordagem deixa para o aluno planejar sua aprendizagem, o que é um contrassenso: ensinar requer domínio tanto do conteúdo quanto do ensino, e pretender que leigos tanto em um quanto no outro planejem não é razoável nem sensato.

Apoiado pela bagagem metodológica da análise de sistemas, gradativamente fui formulando um processo que me guiasse na autoria de ensino, um processo de trabalho de maior qualidade. Quando temos processo de trabalho, sabemos como estruturar um plano rapidamente, preenchendo as lacunas com o conteúdo do serviço a ser realizado. Quando um processo é bom, ele também nos guia em uma melhor estruturação do que produzimos.

Aos poucos fui constatando e fundamentando que o problema estava na didática, muito desconectada da prática e da realidade dos alunos. Também, ao invés de basear meu planejamento no conteúdo programático, passei a estruturar o ensino de forma que a cada lição o aluno aprendesse algo aplicável. As lições também são estruturadas de forma a prevenir sobrecarga e com verificações de aprendizagem, para evitar que os alunos acumulem conteúdos mal aprendidos que prejudicam aprendizados subsequentes.

Uma coisa é o processo conceitual, outra é a implementação desse processo. Para planejar meus treinamentos, usei muito mapas mentais, que se revelaram muito produtivos. Isso não é o ideal; o ideal seria uma ferramenta única que integrasse todo o processo, mas, feitos em aplicativo, mapas mentais podem ser muito mais produtivos do que outros formatos, em particular porque facilitam a visualização da estrutura, algo muito importante para o pensamento.

Nesta seção você encontra alguns dos conteúdos e produtos que tenho já maduros relacionados ao ensino.