Geração automática de produtos EAD

Simplicidade, facilidade, rapidez

Por Virgílio V. Vilela

Elaborar um quiz com uma cruzadinha completa só fornecendo uma lista de palavras? Gerar um curso inteiro em PDF ou para a Web a partir de um documento simplificado? Isso e muito mais agora é possível, através de um treinamento totalmente prático e objetivo, com um aplicativo inovador, com usos tanto no ensino a distância quanto no presencial e ainda com conteúdos para aprimorar sua didática.

Problemas com as plataformas EAD

Já experimentei algumas plataformas de ensino a distância, como Moodle e webAula, além de conhecer outras, e achei que tinha algo de inconveniente com elas. Com a experiência, fui consolidando uma visão mais aprofundada do que era.

A primeira coisa é a fragmentação: para incluir um curso é preciso ir e vir muitas e muitas vezes, incluindo cada elemento em uma tela própria e em campos separados; a produtividade de edição é sofrível. Fazer alterações mais abrangentes, como o nome de um conceito, é bastante improdutivo e abre a possibilidade de inconsistências inaceitáveis.

O segundo inconveniente é não ter uma visão do todo e sua estrutura. Coisas maiores têm modelo visual da estrutura do todo, como a planta baixa para uma casa e um mapa para um território. Imagine pensar e conversar sobre uma casa sem a planta; descrever o “que” da estrutura é fácil: “3 quartos sendo uma suíte, copa, cozinha...”, mas tente explicar para alguém os detalhes dos cômodos e seu leiaute. Montar um curso maior sem algum tipo de mapa torna pensar e tomar decisões mais difícil.

Um terceiro inconveniente é ficar preso à plataforma: se eu quisesse publicar um mesmo curso em outra plataforma, teria que refazer muita coisa.

Ainda outro inconveniente são as imposições restritivas. Na Udemy, por exemplo, você é obrigado a fazer boa parte do curso baseada em vídeo. Você deve concordar comigo que não é o tipo de mídia que tem didática, é possível ter falta de qualidade no ensino presencial, em vídeo, em e-book, em página da Web. O vídeo, em particular, tem a mesma base do ensino presencial mas sem a mesma interatividade. Pode ser até bom para apresentar conteúdo, mas para os alunos revisarem é muito improdutivo e para estudarem é insuportavelmente impraticável.

Ainda não acabou. Como cada plataforma tem sua própria estrutura, por vezes com nomes diferentes para as mesmas coisas, cada uma tem sua própria curva de aprendizagem, e o que você aprende para usar uma delas pode não servir para outra.

Tendo habilidades de desenvolvimento de software e também muito know-how para extrair conteúdo de documentos textuais e convertê-los para outros formatos, questionei: e se materiais didáticos pudessem ser feitos no Word e convertidos para outros formatos automaticamente?

O aplicativo

Para encurtar a história, que foi bastante longa, é exatamente o que estou fazendo, através do aplicativo TransformZ. Um exemplo mais simples mas ilustrativo é um quiz ou lista de exercícios. Você redige um quiz no Word e pode gerá-lo, além de DOCX com formatações diferentes, também para PDF, EPUB e como página da Web (formato HTML).

O documento que você elabora é chamado de manuscrito. A partir do manuscrito você gera saídas, que são os entregáveis, isto é, que podem ser efetivamente usados por alguém. A formatação de uma saída vem de um documento modelo, chamado de template, e assim você tem a opção de gerar múltiplas saídas a partir do mesmo manuscrito.

A figura abaixo mostra essa estrutura. Um ebook difere de um documento porque é mais elaborado, podendo ter por exemplo uma capa.

O próximo diagrama mostra as possibilidades de geração de produtos para cada tipo de manuscrito de ensino. “Página Web” é uma página de um site, enquanto que “Página HTML avulsa” é autônoma. São mostradas apenas as saídas de ensino.

Exemplo de questões

Apenas converter documentos de conteúdo em produtos não seria tão vantajoso. Mas a edição do manuscrito é simplificada. Em uma questão de múltipla escolha, por exemplo, você indica a resposta logo abaixo da questão e o aplicativo insere as respostas em uma seção própria.

Para editar uma questão de completar, você insere a resposta no local apropriado entre chaves e o aplicativo, ao gerar a saída, formata o espaço para o aluno fornecer a resposta.

Por exemplo, no manuscrito:

Atividade – Cinema [TIPO=CPT]

Complete:

a) A maior vencedora do Oscar foi {{Katharine Hepburn}}, com {{4}} prêmios.

b) No filme Divertida Mente, as emoções da protagonista são {{alegria}}, tristeza, {{medo}}, raiva e nojo.

Questão na saída em DOC ou PDF:

Atividade 5 – Cinema

Complete:

a) A maior vencedora do Oscar foi ______________________, com ____ prêmios.

b) No filme Divertida Mente, as emoções da protagonista são ___________, tristeza, ________, raiva e nojo.

Resposta

Na seção de respostas:

5)

a) Katharine Hepburn, 4

b) alegria, medo

Note os links cruzados: da questão o aluno pode ir para a resposta e vice-versa. Nas saídas em páginas da Web, é um pouco diferente, clicar no link da resposta a exibe logo abaixo.

Quer uma cruzadinha? Forneça a lista de palavras e chaves e o aplicativo gera automaticamente o gráfico em branco, o gráfico com as respostas e também formata as chaves separando as horizontais e verticais.

A lista de palavras de uma cruzadinha é assim:

Esperança: Sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja

Nevasca: Queda abundante de neve, acompanhada de temporal

Alegria: ...

Vida: ...

Coiote: ....

A questão gerada fica assim:

Horizontais:

3) Sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja

4) ...

5) ...

Verticais:

1) Queda abundante de neve, acompanhada de temporal

2) ...

A resposta:

Note também que você não precisa numerar as atividades no manuscrito, isto é feito automaticamente na geração do produto. Isto significa que você pode alterar a sequência de atividades à vontade sem precisar cuidar de numeração.

Tudo automático.

Outros produtos de ensino

Outro produto de ensino gerado além do quiz é a lição, que trabalha tipicamente um único tópico de conteúdo. Um possível uso para uma lição é no ensino presencial, como complemento ou como recurso para ganhar tempo em circunstâncias de restrições de prazo para cumprir o conteúdo.

Um formato que implementei porque me interessa é o de um curso completo, a que chamo de autotreinamento, porque o aluno pode seguir no seu próprio ritmo. Definimos módulos, lições, seções e respectivas atividades, e o curso é convertido para um documento do Word, PDF e/ou para a Web. No caso da Web, o TransformZ gera automaticamente uma página de sumário para o curso, de onde o aluno pode acessar cada lição.

Modelo visual da estrutura

Após processar um ou os manuscritos, conforme o tipo de conteúdo, o TransformZ gera um diagrama com a estrutura desse conteúdo. Por exemplo, uma lição tem a estrutura:

LIÇÃO

Seção

Atividades

Seção

Atividades

...

Abaixo um exemplo do diagrama de uma lição em desenvolvimento. As seções são alinhadas na horizontal e as atividades na vertical. Atividades de um tipo específico, como cruzadinhas (CRZ) e de completar (CPT), têm a sigla do tipo indicada no nome.

Note como o diagrama fornece uma visão panorâmica da lição e permite obtermos informações muito mais rapidamente do que no texto. Por exemplo, quantas são as atividades, e de quais tipos? Quais seções deveriam ter e não têm atividades?

Quando você seleciona um elemento da estrutura, o TransformZ exibe o texto do elemento. É texto simples, sem a mesma formatação do original, mas que permite uma consulta rápida e uma passagem ágil por todos os elementos.

A propósito, o leiaute desse diagrama é todo automático. E você pode mudá-lo, se quiser.

O valor desse diagrama aumenta na medida do tamanho do conteúdo. Por exemplo, para um curso com dois módulos:

Note que, sem ter ideia do se trata, você seria capaz de verificar que estão faltando lições no módulo 2 e atividades na lição 1 desse módulo.

As versões mais recentes do Word têm um painel que mostra essa estrutura e que é bastante útil, mas o TransformZ oferece mais possibilidades. Por exemplo, você pode gerar uma imagem do diagrama e inseri-la em um documento ou página da Web. Em uma versão futura, se você colocar o tempo estimado de dedicação em cada elemento, o TransformZ fornecerá uma soma desses tempos, que é a estimativa de dedicação para concluir o desenvolvimento do conteúdo.

Menos curvas de aprendizagem

Essa geração flexível para vários formatos e plataformas resolve o problema de dependência de uma plataforma pela geração específica. Quando possível, claro; a plataforma deve aceitar a importação de algum formato e deve estar disponível no TransformZ a exportação correspondente, o que podemos desenvolver para atender sua necessidade.

Para o professor empreendedor, várias curvas de aprendizagem podem ser eliminadas, conforme o caso.

Curso de Geração Automática de Produtos EAD

Por já ter atuado como professor e também em função de dificuldades com a didática, acabei pesquisando muito sobre esse tema e desenvolvendo muitos conteúdos relacionados; a parte sobre estruturação de cursos foi incorporada ao TransformZ.

De fato, tenho um processo de trabalho bastante completo sobre planejamento de cursos, que inclui também o uso de mapas mentais. Eu achei que o processo ficou tão estruturado e prático que valia a pena montar um treinamento.

O treinamento é baseado no TransformZ. Quatro tipos de produtos estão previstos: quiz, lição, curso (composto por módulos e lições) e minicurso (apenas um módulo).

O curso não trabalha apenas o processo; foram incluídos vários elementos didáticos, como princípios e melhores práticas. Um exemplo é o princípio aprenda-e-aplique: você aprende - conhece, entende, pratica - e usa logo em seguida o que aprendeu em algo prático.

O curso trabalha também métodos de apoio. Por exemplo, ao aprender sobre os tipos de atividades que o TransformZ entende, que vão desde questões de resposta simples discursiva até cruzadinhas, também é ensinado um método para descobrir temas para as atividades. Os métodos são trabalhados em mapas mentais no também nosso aplicativo EasyMapper. A propósito, cada aluno recebe gratuitamente os aplicativos usados no curso.

Para a estrutura de ensino foi aplicado o princípio de que cada lição deve entregar algo útil para os alunos, isto é, algo aplicável na sua realidade. Outro princípio que aplicamos é “primeiro estrutura, depois detalhes”: no primeiro módulo os alunos aprendem todos os fluxos de trabalho com conteúdo mais simples, e nos módulos seguintes cada produto é detalhado. Isso torna o curso extremamente prático e objetivo.

Mas... prometer não significa por si entregar. Verifique o que estamos afirmando em amostras grátis de um autotreinamento que estamos desenvolvendo, disponível nos formatos PDF e páginas da Web.

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Solicite mais informações sobre nossos treinamentos através do e-mail virgiliovvilela@gmail.com. Para maior precisão, informe suas necessidades já conhecidas.