Curso presencial Mapas Mentais para Professores

Curso prático e capacitativo para inserir mapas mentais no ensino

Por Virgílio V. Vilela

O planejamento de ensino é muito feito com base em documentos discursivos ou semiestruturados. Para conteúdos maiores, começamos a esbarrar em limites de pensamento e ter menor produtividade. Este curso trabalha o uso de mapas mentais para expandir os limites e facilitar a vida do professor de forma prática e capacitativa, incluindo o planejamento de curso, o planejamento pessoal, como recurso visual e várias outras.

Um curso não para ensinar, mas para capacitar

Uma característica das escolas em que trabalhei ou que conheci é que os processos de trabalho dos professores são pessoais; após o Plano de Curso, o professor trabalha como achar melhor. Mas desenvolver processos de trabalho é uma habilidade por si, na minha experiência nem sempre fácil, e nada garante que todos os professores terão essa habilidade madura a ponto de todos terem as melhores versões de seus processos.

Uma consequência disso é que, quando um professor sai, leva consigo o que tem de melhor. Uma escola com rotatividade pode ficar dessa forma com a qualidade instável.

Um processo de trabalho de ensino envolve por um lado ferramentas e pelo outro o domínio das ferramentas. Ao longo dos anos, temos usado mapas mentais como uma ferramenta bem interessante tanto no planejamento pessoal quanto do ensino. Com tantos bons resultados, resolvemos compartilhar nossas possibilidades de uso de mapas mentais no ensino através de um curso para professores.

Também fizemos muita pesquisa e desenvolvimento com relação a metodologia de ensino, e nos determinamos que o curso deveria ser prático e conectado à realidade dos alunos, de forma a maximizar o aproveitamento, isto é, o que os alunos aplicam em seu trabalho após o treinamento. Afinal, ter aproveitamento e não só rendimento é que, no fim das contas, justifica e dá sentido para aprender.

E a capacitação não é só em ferramentas; também são trabalhados muitos elementos metodológicos, o que inclui também as razões para se fazer as coisas de um jeito e não de outro.

Para que o treinamento atinja os objetivos gerais de capacitação, previamente ao planejamento buscamos nos informar sobre a realidade dos alunos e assim produzir um conteúdo programático que entre no processo com impactos vantajosos.

Solicite mais informações pelo nosso e-mail no pé da página.


Veja também:

Ebook Mapas Mentais para Professores

Mais qualidade e produtividade no planejamento de curso

Palestra Mapas Mentais para Professores

Informações, razões e experiência para decidir sobre mapas mentais