Por que você deve ter habilidades de ensino

De médico, aprendiz, professor e louco, todos devemos ter um pouco

Por Virgílio V. Vilela

Todos acabamos fazendo os papéis de aprendiz, de professor e de autodidata, o que torna termos habilidades de ensino e de aprendizagem fundamentais. Saiba aqui as razões.

Dificuldades para aprender

Estava no terceiro ano do que hoje é o ensino médio, aula de Biologia. O professor passava a matéria toda no quadro-negro, sem uma ilustração sequer, sem um livro-texto. Ninguém estranhava o que hoje é inconcebível e inaceitável.

(www.freepik.com)

Pergunto: esse professor ensinava alguma coisa? Aos meus olhos, ele apenas informava e explicava, e sem grande qualidade. Aprender, no sentido de estabilizar um conteúdo na mente de forma que ele esteja acessível e disponível para ser usado quando oportuno, era deixado para os alunos. Ensinar nesse caso era mais um processo de comunicação.

Também no aprendizado de habilidades passei por dificuldades. Por exemplo, na aula de tênis, o instrutor deu dois saques e pediu para os alunos reproduzirem. Eu não conseguia aprender daquela forma, não conseguia trabalhar tantos detalhes de uma vez. Outro tipo de dificuldades foi com a parte técnica: nenhum instrutor me ensinava detalhes importantes, como por exemplo firmar a mão ao bater na bola. Ou então ficávamos dando socos e chutes no ar por semanas, sem ter ideia do que era atingir algo. Sobre essas dificuldades e o que fiz com elas, veja este artigo.

O fato é, também pelas minhas experiências mais recentes e pelo que observo, que esse cenário parece ainda ser muito frequente: o aluno acaba tendo que planejar o próprio aprendizado. Um contrassenso, porque planejar o ensino envolve domínio tanto do conteúdo quanto da didática, o que por definição não se pode pressupor que um aluno tenha.

Você, inevitavelmente autodidata

A falta de qualidade no ensino tanto de conhecimentos quanto de habilidades acaba determinando que o que seria responsabilidade do professor ou instrutor acaba sendo sua responsabilidade. Em decorrência, e se você quiser se capacitar, você acaba tendo que ter capacidade em alguma dose de ser autodidata.

De fato e na verdade, isso inclusive vai além do contexto de ensino-aprendizagem: pais e mães, por exemplo, ocasionalmente devem atuar como professores, instrutores e educadores. Um patrão ensina a empregada. Um dono de cachorro educa seu bicho, ou pelo menos deveria. Um amigo pode ensinar outro.

De médico, aprendiz, professor e louco, todos devemos ter um pouco.